Na era do fax,
computador e internet são inúmeras as maneiras das pessoas se
comunicarem de forma rápida e prática, para qualquer canto do mundo.
Mas a principal dificuldade enfrentada não está em como utilizar a
tecnologia, uma vez que o domínio da informática é praticamente total,
e sim em se fazer entender claramente tanto na linguagem falada como na
escrita. Não é só o veículo que usamos para nos comunicar que conta,
mas também a forma, o conteúdo e a linguagem que utilizamos para isso.
Às vezes, conforme o
veículo utilizado, o documento redigido e até as palavras e formas de
tratamento usadas não são as mais indicadas para a situação. Seja um
simples bilhete, um email, ou um documento oficial, o fato é que nem
sempre a linguagem corresponde à formalidade ou informalidade do
assunto, ou a estrutura de texto escolhida é a mais adequada.
Tal como falar, escrever
é um recurso que precisa ser aprendido, e ambos, estão intimamente
ligados, pois são atividades que trabalham com a palavra. O fato de
alguém saber ortografia, ou seja, saber escrever as palavras com
pequeno número de erros, não significa que esteja pronto para escrever
qualquer texto.
O treinamento é essencial para o bom desempenho da escrita.
Todos os grandes
escritores afirmam que a leitura é a base da arte de escrever. Ler é
interpretar símbolos gráficos de maneira a compreendê-los; a leitura,
constitui uma das cinco atividades fisiológicas básicas (pensar, falar,
ouvir, escrever e ler). Essas atividades linguísticas estão
relacionadas entre si: o pensamento é expresso pela fala, recebido pela
audição, gravado pela escrita e interpretado pela leitura. Mas apesar
desta relação, escrever e falar exigem técnicas diferentes. Por mais
perfeita que seja, a transcrição da fala para a escrita não consegue
fazer com que esta atinja o colorido da fala.
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Organizando idéias
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Para organizar as ideias, o ideal é esboçar um roteiro antes de iniciar a redação, como abaixo:
- Escolha do assunto -
O tratamento do assunto depende do objetivo que você deseja alcançar.
Não há assunto que não possa ser abordado de diversas maneiras e sobre
o qual não se possa escrever uma série de prós e contras.
- Lista de ideias -
Escolhido a assunto, e determinado o objetivo, é necessário preparar
uma lista de pensamentos, uma relação de todas as ideias a serem
incluídas que tenham relação com o assunto: fatos, argumentos,
citações, comparações, lembretes, opiniões, exemplos e números.
- Plano -
O primeiro passo é extrair da lista as ideias que parecem mais
importantes, seguindo uma ordem cronológica ou de prioridade, e depois
fixar-se naquelas que deseja aprofundar.
- Esboço -
A redação do esboço é muito importante para registrar, sem a
obrigatoriedade do texto final, a fluência de ideias que podem se
perder com a organização imediata. Com o esquema, é possível
reorganizar as ideias, colocando-as na sequência lógica, gerando uma
composição
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